Powered By Blogger

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

D. PEDRO II já nos ensinava:

Na interessante biografia de D. Pedro II , escrita pelo grande historiador brasileiro José Murilo de Carvalho, encontramos considerações atualíssimas sobre política e administração pública feitas pelo Imperador, e relatadas pelo Professor José Murilo.

Referente à Administração Pública. “Menor centralização administrativa também é urgente, assim como melhor divisão das rendas em geral, provincial e municipal, convindo vigorar este último elemento”.
Referente a burocracia: “Tudo o que não é rotina encontra mil tropeços entre nós”, dizia. Hoje, até a rotina (...).
Referente aos Ministros de Estado, e sobre a Magistratura: “A primeira necessidade da magistratura é a responsabilidade eficaz”(...).
Acho muito prejudicial ao serviço da Nação a mudança repetida de ministros; o que sempre procuro evitar, e menos se daria se as eleições fossem feitas como desejo; a opinião se firmaria, e o procedimento dos ministros seria mais conforme a seus deveres, reputando eu um dos nossos grandes males a falta geral de responsabilidade efetiva” (...)!!!
Referente a seus deveres: “Que medo poderia ter? De que me tirassem o poder? Muitos melhores reis do que eu o têm perdido, e eu não lhe acho senão um peso duma cruz que carrego por dever. Tenho ambição de servir ao meu país, mas quem sabe não o serviria melhor noutra posição? Em todo caso, jamais deixarei de cumprir meus deveres de cidadão brasileiro

Fonte: Coleção Perfis Brasileiros, Ed. Cia das Letras: D. Pedro II , por José Murilo de Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário